Tipos de Pastilhas de Freios para Motos

Um Resumo Breve Para Melhor Entendimento Sobre PASTILHAS DE FREIO PARA MOTOS

Das pastilhas temos:

Orgânicas
Metálicas
Semi-metálicas
Cerâmicas
Sinterizadas


Orgânicas:

Como já diz o nome, as pastilhas orgânicas utilizam materiais orgânicos como fibra de vidro, borracha, carbono, base de hidrocarboneto os quais são não metálicos.

Pontos positivos:
menor fricção (menos calor)
menor barulho
pouco desgaste do disco
pouca contaminação do fluído de freio

Pontos negativos:
desgaste maior da pastilha (consomem mais rápido)
produz bastante pó ao uso excessivo dos freios
valor mediano

Ideal para uso de motos de baixa e média cilindrada, voltada mais ao uso urbano sem exageros


Metálicas

Composta como ferro, cobre, aço, e outros componentes metálicos

Pontos positivos:
durabilidade
uso severo
suporta alta temperatura sem perder eficiência
pouco pó produzido
valor acessível

Pontos negativos:
pouca eficiência em temperaturas baixas
maior fricção
desgaste maior no disco
contaminação do fluido de freio
barulhos excessivos
vibrações

Ideal para uso diário e severo, tendo uma boa dissipação de calor e eficiência em altas temperaturas


Semi metálicas

Composta por latão, ferro, alumínio, juntamente com compostos orgânicos

Pontos positivos:
bom desempenho em frenagem brusca e constante
dissipação de calor em médias e altas temperaturas
pouco pó produzido
valor mais acessível

Pontos negativos:
maior fricção
barulhos excessivos
mediano em desgaste do disco de freio
mediano em contaminação do fluido de freio
mediano em vibrações

Ideal assim como as metálicas, para uso diário e severo onde se depende bastante do freio tendo uma boa dissipação de calor e eficiência em médias e altas temperaturas


Cerâmicas

Pastilhas feitas a base de compostos cerâmicos e óxidos metálicos

Pontos positivos:
pouco ruído
zero fricção
pouco pó produzido
zero vibração
menor calor
maior eficiência em frenagens bruscas
melhor eficiência do fluido de freio

Pontos negativos
maior desgaste do disco
valor mais alto

Ideal para todo tipo de uso seja urbano ou severo tendo uma ótima eficiência em qualquer tipo de terreno


Sinterizadas

Como diz o nome, são pastilhas criadas a partir de pó de ferro, cobre, aço, grafite, cerâmica juntos a uma temperatura elevada, são prensados formando uma ótima mistura de compostos

Pontos positivos:
excelente eficiência em qualquer tipo de frenagem
pouquíssimo calor
eficiência do fluido de freio
zero fricção

Pontos negativos:
produz bastante pó
durabilidade mediana
valor mais alto

Com durabilidade um pouco maior que a orgânica, e menor que as semi-metálicas e metálicas, são excelentes pastilhas para o uso extremo


Nota:

O desgaste do freio varia muito de acordo com cada tipo de pessoa, ambiente, condições climáticas (chuva, calor, clima seco, alagamentos etc), peso.

Para boa eficiência do freio é necessário carga aplicado sobre o sistema como exemplo:

  • Uma pessoa sozinha em encima da moto em uso diário urbano não necessita de usar o freio traseiro, pois o mesmo irá deslizar muito mais o disco e terá uma baixa eficiência e maior desgaste (ideal o uso apenas do freio dianteiro onde há carga sobre ele) onde aciona-se mais o sistema de ABS diminuindo a vida útil dos componentes.
  • Usar apenas freio traseiro sozinho em uma moto para situações de emergência (como fechadas e sustos)
  • Freio traseiro deve ser mais usado quando existir peso sobreposto na roda traseira, tendo carga sobre ele.

Créditos: SOPRANI – Membro do Triumph 400 Club